Todas as empresas precisam ter o seu lugar na internet, e um deles é através do site institucional. A internet não é vista mais como um outro mundo paralelo, ela já faz parte da vida real das pessoas.
Através da internet, potenciais clientes e parceiros pesquisam produtos, preços, serviços e marca. A sua empresa precisa ter um site institucional poderoso e eficaz para atrair leads e clientes.
O que é site institucional?
O site institucional apresenta a empresa, a sua marca, o seu segmento de atuação e outros detalhes importantes como missão e valores no mercado.
Essas informações ajudam no processo de compras e a gerar valor para a empresa no mercado.
O sites institucional costuma ter páginas e links para direcionar os visitantes de maneira fácil apresentando áreas como “Quem Somos”, “O que fazemos”, “Contato”, “A empresa”, “produtos e soluções”, entre outros.
Reconhecimento no mercado
Os potenciais clientes costumam comprar de quem eles já conhecem.
Isso é fruto de confiança e credibilidade. Independente se determinada compra será feita online ou em loja física, as pessoas permanecem conectadas realizando pesquisas de produtos e informações sobre os mesmos.
As pessoas pesquisam sobre a qualidade da marca, a origem da empresa e sua credibilidade no mercado de consumo.
E também tem sido comum um cliente indicar uma marca para outro cliente através dos links dos sites institucionais de determinada empresa.
As pessoas estão, o tempo inteiro, buscando informações sobre produto e serviços, procurando soluções sobre determinado problema ou novidades.
O site institucional e o marketing digital
Criar e atualizar um site institucional faz parte do marketing digital e de conteúdo. O conjunto de estratégias que visa posicionar produtos e a marca de uma empresa necessita de uma fonte confiável, essa fonte confiável pode ser o site institucional da empresa.
Sabemos que o marketing digital lida com o conjunto de informações. Ações e aplicações técnicas em diferentes plataformas digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.
O marketing digital começou a surgir de maneira isolada nos anos 1990. Mesma época de surgimento da internet comercial e dos primeiros sites de apresentação e venda de produtos. Com a popularização da internet e de dispositivos digitais.
O processo de pesquisa e compra online de produtos se tornou comum exigindo que as empresas tenham que repensar os projetos de seus sites institucionais.
Evolução das informações
Antes da internet, o consumidor era obrigado a obter informações de produtos e marcas no ponto de vendas ou através das mídias tradicionais impressas como TV, jornal e revista.
Com a evolução da internet, isso mudou, para conhecer determinada marca e produto basta realizar uma busca na internet. E, caso a empresa não tenha um site institucional para falar de si mesma, outras pessoas e sites estarão falando.
Porém há o risco de estarem abordando sobre a marca da empresa de maneira negativa ou inapropriada.
Faça um site institucional para sua empresa
Portanto, a sua empresa precisa ter o seu próprio território da internet. Apesar do uso de outras mídias de interação com o cliente, o site institucional ajuda a manter a linguagem e a apresentação oficial da marca da empresa.